Volta ao Parque - 06 dias
Duração
06 dias
Dificuldade
Moderado
Saída
Lençóis
Distância
60km
Volta ao Parque
Descubra o melhor da Chapada Diamantina em uma aventura completa, 03 dias de Pati e as maravilhas do sul do parque.
Este roteiro é um convite para viver intensamente as paisagens mais emblemáticas e inesquecíveis da Chapada Diamantina. Durante a Volta ao Parque, exploraremos o lendário Vale do Pati em uma imersão de três dias, percorrendo suas trilhas desafiadoras, conhecendo cachoeiras e mirantes de tirar o fôlego, além de vivenciar a hospitalidade das comunidades locais.
A aventura continua com visitas às imponentes Cachoeiras da Fumacinha e do Buracão, onde a força da natureza revela sua grandiosidade. Para completar a experiência, mergulhamos na magia dos Poços Azul e Encantado, com suas águas cristalinas e reflexos fascinantes, proporcionando momentos únicos de contemplação.
Este roteiro combina aventura, conexão com a natureza e descobertas que ficarão para sempre na memória. Ideal para quem deseja explorar o melhor da Chapada Diamantina de forma completa e emocionante.
Incluso
- Guia especializado
- Alimentação completa
- Hospedagem
- Kit de primeiros socorros
- Transfer ida e volta (Lençóis)
Não incluso
- Jantar no 5º e 6º dia
- Qualquer outro item não descrito
Investimento
R$ 3.480 por pessoa
grupo mínimo de 2 pessoas
Principais informações
Saiba mais do nosso itinerário, formas de pagamento e política de cancelamento
Dia 1 – Lençóis x Guiné / Gerais do Rio Preto / Mirante do Pati / Cachoeiras dos funis, lajedos e bananeiras / Casa dos nativos
No primeiro dia saíremos de Lençóis em direção ao povoado do Guiné, em um trajeto de carro que dura 02 horas, lá chegando, começamos subindo uma trilha conhecida como “Aleixos” e vencendo a crista oeste da serra do sincorá, até alcançarmos o gerais do rio preto, onde faremos uma parada para apreciar essas planícies típicas do cerrado conhecidas localmente como gerais, seguiremos até cruzar o rio preto, que nasce único no ponto mais alto do parque nacional até atingir um divisor de águas, que o faz correr em duas direções diferentes, formando o rio preto do Capão e o rio preto de Mucugê.
Após cruzarmos os gerais, chegaremos no clássico Mirante do Pati, onde poderemos apreciar o visual do Vale do Pati e entender um pouco mais a dinâmica do local, após isso, desceremos a rampa do Pati para conheceremos uma sequência de cachoeiras ao longo do rio lapinha, a cachoeira das bananeiras, magnífica e cinematográfica, a cachoeira dos funis que vem logo em seguida rio acima, e que possui esse nome por conta de sua formação afunilada, e finalmente a cachoeira dos lajedos, que não possui poço mas garante uma ótima hidromassagem natural, após os banhos de rio, seguiremos para a nossa primeira casa de apoio.
Dia 2 – Casa dos nativos / Morro do Castelo / Casa dos nativos
Nesse segundo dia, conheceremos o morro do castelo, o cartão postal do Pati, venceremos uma subida incrível de 2 horas pelo meio da mata atlântica até alcançar a gruta que dá acesso ao mirante, lá atravessaremos portando lanternas a gruta do castelo, com seu salão amplo e encantador, do outro lado da gruta, teremos acesso a um visual magnífico das cachoeiras do Calixto e dos Lajedos, além do Vale do Pati como um todo, após desfrutar da vista, retornaremos para a casa dos nativos por uma trilha rodeada de uma floresta exuberante.
Dia 3 – Casa dos nativos / Cachoeirão por cima / Guiné x Mucugê
No último dia de nosso trekking, nos despediremos do Pati em grande estilo, conhecendo a segunda maior cachoeira da Chapada, o Cachoeirão, com quase 300 metros de queda livre, um vale profundo com uma floresta exuberante, após curtirmos o atrativo, retornaremos pelos gerais do rio preto até a descida dos Aleixos, onde sairemos do parque nacional em direção ao estacionamento, de lá, seguiremos para dormir na cidade de Mucugê.
4º dia | Mucugê – Ibicoara – Buracão
Amanhecendo em Mucugê, partiremos com direção ao extremo sul do parque nacional, a cidade de Ibicoara. Seguimos por uma das estradas mais bonitas da Chapada. Chegando em Ibicoara, continuaremos para o Baixão, povoado onde está localizada a cachoeira do Buracão, a 1 hora da cidade. Já no parque municipal do espalhado, reduto da cachoeira, faremos uma trilha com baixo nível de dificuldade, para chegar numa das mais incríveis cachoeiras de todo o Brasil, um verdadeiro coliseu de quartzito, com uma colossal dobra tectônica como a cereja do bolo. Depois de aproveitarmos o resto do dia, vamos para nossa hospedagem. A casa de Bia é um ponto de apoio no povoado do Baixão, ponto de partida para o nosso extenso percurso do dia seguinte.
5º dia | Fumacinha – Ibicoara
Começou o dia de nosso maior desafio, acordaremos cedo, tomando um café reforçado servido na casa dos nativos, para logo após tomar o nosso rumo. Em uma aventura épica, recheada de travessias de rios, cânions e uma mata exuberante, caminharemos por 3:30 horas até chegar nesse raro diamante da Chapada, com mais de 100 metros de altura em um cenário que parece ter saído direto de um dos filmes da franquia Senhor dos Anéis. Imensos paredões verdes em uma amálgama de tons, que contrastam com o abissal negrume da água (que tem essa cor devida à matéria orgânica decomposta nos rios) muito fria, por sinal, mas depois de toda essa jornada, você não vai pular o mergulho. Na volta pelo mesmo caminho, seguiremos admirando as fabulosas matas de palmito jussara, os verdadeiros campos de sempre-vivas e o fantástico mundo dos fungos e líquens que colorem nossa trilha. De volta ao carro, continuamos para Ibicoara, onde iremos dormir.
6º dia | Ibicoara – Poço Azul – Poço Encantado – Retorno (Lençóis)
Hoje é dia de sentir-se fora da terra, ou melhor, dentro dela. O poço azul e o poço encantado, são resquícios de uma época em que, aqui onde hoje é a Chapada, existia um mar raso de águas cristalinas, no melhor estilo caribenho, chamado mar do Bambuí. O primeiro permite banho, com uma visibilidade de mais de 20 metros, a sensação é de flutuar em um mundo azul royal rodeado por paredões estonteantes. No poço azul, foram descobertos diversos fósseis da megafauna brasileira, 14 espécies diferentes, entre preguiças gigantes e tatus pré-históricos, que viveram a mais de dez mil anos atrás.
Seguindo para o poço encantado, veremos que ele definitivamente cumpre o que promete, com uma formação cárstica contrastando com um azul profundo, não existe quem não se encante. Aqui o banho não é permitido, pois comprometeria a visibilidade, já que a água não é corrente como no poço azul, mas a visão estonteante compensa. Após a visitação dos poços, terminaremos nosso roteiro na cidade de Lençóis.
R$ 3.480,00 por pessoa (grupo mínimo de 02 pessoas)
Após a reserva da data, a agência abrirá vagas para o trekking, caso seja interesse dos turistas.
Formas de Pagamento
Para concluir sua reserva é necessário o pagamento antecipado de 35% do valor total, que pode ser feito via boleto, transferência, PIX, e cartão, parcelando em até 12x acrescentando as taxas da operadora. O valor restante deverá ser pago em dinheiro no check-in, ou até 2 dias úteis antes do trekking.
*É imprescindível o envio do comprovante de pagamento com a confirmação das datas, nome completo e CPF do(s) participante(s).
Dormiremos nas hospedagens dos nativos do Pati, durante a travessia, após isso, dormiremos em pousadas nas cidades onde estivermos, de acordo com a disponibilidade.
Nossa alimentação durante o trekking é divida em três etapas:
- Café da manhã: ovos, cuscuz, frutas, panquecas, tapiocas, queijos, pães, geleias, leite, achocolatados e etc
- Lanche de trilha: saladas, salames, pães, biscoitos, amendoins, granolas, doces, patês e etc
- Jantar: macarronadas, linguiças, arroz diversos, bacon, farofas diversas, legumes, lasanhas e etc
* Em caso de restrição alimentar ou dieta vegetariana / vegana, apresentaremos as nossas opções de cardápio aos clientes
- Água (1,5lt por pessoa)
- Tênis/Bota para caminhada
- Meias extras;
- Duas roupas leves para caminhar
- Roupa de banho
- Roupa para dormir (pode fazer até 15°C);
- Boné/Chapéu
- Protetor solar
- Remédios pessoais
- Documentos de identificação
- Mochila para Pertences 40l+
- Mochila de Ataque 10l+
- Repelente
- Toalha fina
- Bastão de caminhada (opcional)
- Capa de chuva
- Snack para comer entre as refeições
- Dinheiro para bebidas
- Lanterna.
Veja mais fotos de nossa alimentação e hospedagem
Nossas refeições serão fartas e balanceadas, com abundância de pratos típicos da culinária local.
Faremos piqueniques maravilhosos ao lado de cachoeiras ou em mirantes de tirar o fôlego.
Dormiremos em hospedagens simples, mas confortáveis, recebidos pelos nativos do Pati.
Durante a noite, caso o tempo esteja favorável, podemos aproveitar de um céu estrelado ao redor da fogueira.